O atual Guardião da Chama Sagrada é Hilarion, o Chohan do Quinto Raio. Na época da Missão de Jesus, ele foi o apóstolo Paulo,
Hoje, o maravilhoso Templo da Verdade da Ilha de Creta só existe nos planos etéricos, pois foi destruído por guerras através da história da humanidade. É de lá que Mestre Hilarion sustenta os atributos do Quinto Raio (verde) da verdade, concentração, ciência, abundância e cura. Seu raio gêmeo é a Mestra Palas Athena.
Paulo escreveu cartas e proferiu sermões por toda a Ásia Menor e Mediterrâneo durante 30 anos. Além disso, ele também recebia ensinamentos interiores de Jesus Cristo no retiro de Jesus sobre a Arábia, no plano etérico. Para lá foi levado durante os três anos que passou na Arábia. Como sabemos, Paulo foi um perseguidor dos cristãos e consentiu o apedrejamento de Santo Estevão, o primeiro mártir cristão. Devido ao carma que cometeu promovendo um assassinato, ele precisou reencarnar novamente para poder equilibrar aquele carma. A lei é exata, nem mesmo os santos dela escapam. Desta forma, apesar de seu martírio, não ascendeu no final de sua vida grandiosa como apóstolo.
Posteriormente, São Paulo reencarnou como Santo Hilarion, que desencarnou por volta do ano de 371 d.C. Hilarion foi um grande santo. Ele era um eremita e realizou curas durante toda a sua vida. Completou a missão do apóstolo Paulo quase no anonimato. Ele poderia ser simplesmente um eremita e curador, porém equilibrou o carma de ter perseguido os cristãos, como Saulo, assim como de ter consentido a morte de Santo Estevão.
No final dessa vida, em 371 d. C., Hilarion ascendeu.
As histórias narradas sobre Hilarion e o Apóstolo Paulo no livro “Senhores dos Sete Raios” são para aqueles que estão envolvidos com alguma forma de cura, além de ser muito inspiradoras e esclarecedoras no que diz respeito aos rituais de exorcismo praticados por ambos.
O Mestre Ascenso Hilarion é o Chohan do quinto raio. Ele representa as qualidades de cura, integridade, música, ciência e visão espiritual (o terceiro olho). Seu retiro é na oitava etérica acima de Creta, Grécia. No seu retiro, Hilarion nos ensina o dom da cura.
Todas as emanações de vida materialistas, que não acreditam na vida espiritual, os agnósticos e os céticos devem ser recomendados à proteção do Mestre Hilarion, pois com sua ajuda poderão alcançar a exata compreensão da Verdade.
Sob a Luz de Hilarion e as vibrações do Raio Verde, as pessoas materialistas e céticas recebem grande impulso para abrir-se à espiritualidade. O Mestre protege as pessoas que são vítimas de falso julgamento e também atua na cura, tanto física quanto espiritual de todos os que invocarem suas bênçãos.