}

INTRODUÇÃO

S A U D A Ç Õ E S

NAS VIBRAÇÕES DE PAZ, AMOR E HARMONIA

NOS VOS SAUDAMOS


GRANDE FRATERNIDADE

No começo da 18ª dinastia (1550 ac a 1295 A.C.), os egípcios haviam alcançado um elevado grau de civilização e possuíam um conhecimento avançado, só comparável ao do renascimento europeu.

Os sábios detinham os mais profundos segredos da natureza, da ciência e da arte, que além de não serem suscetíveis de preservação por meio de registro em papiros, também não podiam ser confiados a todos.

Inicialmente os mistérios estudados eram os fenômenos cíclicos da natureza; mais tarde passaram a abordar o conhecimento esotérico das leis naturais, dos propósitos da vida e do ser humano.

Assim, os sábios organizaram “classes’’ onde esses “mistérios” eram ensinados nas câmaras do faraó reinante

essas classes foram, aos poucos, se tornando cada vez mais seletas, o estudo mais aprofundado e as discussões tão dialéticas que acabaram dando origem à uma sociedade autocrática e secreta, integrada pelas inteligências verdadeiramente grandes da época.

Por volta de 1500 antes da era cristã, no Egito o Faraó Tutmés III reuniu as muitas Escolas de Mistérios existente à época, em uma única Ordem, regida pelas mesmas normas.

Um século mais tarde Amenhotep IV, mais conhecido pelo nome de Akhenaton, criou um ensinamento único para todos os membros dessa Ordem. fundANDO a primeira religião monoteísta historicamente conhecida. E assim foram assentados os alicerces do que passou a ser conhecido como “ Grande Fraternidade Branca”,

Akhenaton sabia que seria impossível converter o povo egípcio ao monoteísmo mas o que desejava era “plantar a semente” do Deus único entre a humanidade…

HOJE, A Grande Fraternidade Branca representa o conjunto de doutrinas místicas e esotéricas provenientes da sabedoria de mentes iluminadas ao longo dos séculos E Somente as organizações verdadeiramente místicas estão a ela vinculadas.

A GRANDE FFRATERNIDADE BRANCA é o aspecto visível da Grande Loja Branca, o Colégio Invisível dos Mestres Cósmicos, também conhecido como Agartha – o governo oculto do mundo.

ESSES MESTRES FORAM seres que adquiriram o domínio das leis espirituais, universais e naturais tais como se apresentam nos planos visíveis e invisíveis da criação ou seja, o domínio das Leis Cósmicas. Esse domínio não lhes foi dado arbitrariamente por Deus; antes, resultou de seu desenvolvimento psíquico, alcançado ao longo de várias encarnações que são, por sua vez, consequência de seu alto nível de espiritualidade e desejo incondicional de servir à humanidade.

CONSTITUEM PODEROSA HIERARQUIA CÓSMICA QUE TEM ENTRE SEUS OBJETIVOS, AUXILIAR A HUMANIDADE NO SEU COMPLEXO PROCESSO EVOLUTIVO.

TODOS OS CAMINHOS QUE CONDUZEM À ESSA FONTE ESTÃO SOB AS SUAS REGÊNCIAS.

VIVEM NUM CAMPO VIBRATÓRIO DE PERFEIÇÃO E HARMONIA E DENTRE ELES ENCONTRAM-SE: SERES SOLARES, ARCANJOS, ELOHINS, MESTRES ASCENSIONADOS E DIVERSIFICADAS SUBLIMES CATEGORIAS PROVINDAS DA GRANDE LUZ. ESTÃO AÍ REPRESENTADOS OS REINOS QUE EVOLUEM NO PLANETA – HUMANO E ELEMENTAL.

MUITOS DOS MESTRES ASCENSIONADOS VIVERAM NA TERRA EM CORPOS FÍSICOS E NUM ATO DE SUPREMO AMOR, ABDICARAM DA PERMANÊNCIA EM ELEVADÍSSIMAS ESFERAS DE BELEZA E PERFEIÇÃO PARA DEDICAREM-SE À EVOLUÇÃO PLANETÁRIA.

PARA A REALIZAÇÃO DE SEUS PLANOS A GRANDE FRATERNIDADE BRANCA CONTA, AINDA, COM O AUXÍLIO DE SERES NÃO ASCENSIONADOS (AINDA LIGADOS À RODA DAS ENCARNAÇÕES) QUE, VOLUNTARIAMENTE, COOPERAM COM O SERVIÇO DIVINO ATRAINDO E IRRADIANDO, PARA O PLANETA E OS REINOS QUE AQUI EVOLUEM, AS GRANDIOSAS BÊNÇÃOS DA SAGRADA HIERARQUIA.

OS SERES QUE A INTEGRAM IRRADIAM BÊNÇÃOS DIVINAS PARA TERRA, SUBDIVIDIDOS EM GRUPOS OU PLANOS DE CONSCIÊNCIA QUE CORRESPONDEM ÀS SETE ESFERAS OU RAIOS CÓSMICOS - VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE,AZUL, ÍNDIGO E VIOLETA – CADA RAIO COM AS VIRTUDES QUE LHES SÃO PECULIARES E QUE COMPÕEM OS DONS OU VIRTUDES DA SUBLIME FORÇA VITAL

OS MESTRES CÓSMICOS FORAM OS SERES ASCENCIONADO QUE APARECEM EM NOSSA HISTÓRIA COMO OS SÁBIOS E GRANDES LIDERES DAS GRANDES RELIGIÕES DA TERRA.

IRRADIAM SUAS BÊNÇAOS NOS BASTIDORES DAS ORDENS INICIÁTICAS, MOVIMENTOS ESOTÉRICOS E ESPIRITUALISTAS, ESCOLAS DE SABEDORIA E DE AUTOCONHECIMENTO DO ORIENTE E DO OCIDENTE. SÃO A PONTE ENTRE AS HIERARQUIAS ESPIRITUAIS MAIS ELEVADAS E O PLANO DA ESPIRITUALIDADE HUMANA.

- ▲▼▲ -

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ORDEM ROSACRUZ


Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis
Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa - Curitiba, PR, Brasil
A Antiga e Mística Ordem Rosacruz (A.M.O.R.C.) é uma organização internacional de caráter místico-filosófico que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz.
Fundada nos EUA, em 1915, por Harvey Spencer Lewis, ela também é conhecida por seu nome em Latim, Antiquus Mysticusque Ordo Rosæ Crucis. A AMORC é possivelmente a maior fraternidade rosacruz existente, em função de sua rede de Grandes Lojas ter representações em todos os continentes do planeta (http://www.amorc.org).
O rosacrucianismo, escola do Esoterismo Ocidental, praticado pela AMORC foi restabelecido no começo do século vinte (1915), nos EUA, por Harvey Spencer Lewis, que assumiu a responsabilidade de reativar a Ordem Rosacruz na América do Norte. Sob sua orientação foi construído o Parque Rosacruz em San José, Califórnia. Seu filho e sucessor, Ralph M. Lewis, foi o responsável pelo florescimento da AMORC no mundo inteiro.
Origem Tradicional
A AMORC reconhece que suas origens tradicionais remontariam às antigas escolas de mistérios, ou "casas de vida", egípcias 1 , cujo fundador teria sido o faraó Tutmés III, da XVIII dinastia. Este faraó teria fundado uma fraternidade secreta, com o objetivo de estudar os mistérios da vida, aspectos mais profundos (esotéricos) não revelados pela religião de sua época, centrada mais em crendices (aspectos exotéricos). Seu primeiro líder - imperator - entretanto teria sido Amenófis IV, conhecido também como Aquenáton.2 e se deu por volta de 1353 a.C. (ano que inicia o cômputo do calendário Rosacruz), momento em que o Cósmico determinou que o conhecimento viesse à tona para aqueles que buscavam a luz. A origem dos conhecimentos preconizados pela Ordem, todavia, são ainda anteriores e remontam à Tradição Primordial herdada dos Atlantes.
Os Essênios3 foram uma das três principais escolas secretas da Palestina do primeiro século e, na perspectiva da AMORC, Jesus teria sido membro do grupo do norte,4 que se concentrava ao redor do Monte Carmelo. Os essênios eram também conhecidos como nazarenos,5 e Nazaré era um de seus redutos, ainda que deve-se notar que o termo era anterior ao nome do lugar. Os membros da escola vestiam-se de branco e seguiam uma dieta vegetariana, como a ordem monástica cristã dos Carmelitas, conhecidos também como Monges Brancos, devido a sua túnica branca, e é interessante notar que membros atuais dessa ordem afirmam abertamente que Jesus era essênio e foi criado no Monte Carmelo Predefinição:A Vida Mistica de Jesus, H.P. Lewis, ainda que as escrituras essênicas sejam excluídas da Bíblia promulgada geralmente pela Igreja.6 Desta forma, os conhecimentos essênios também foram incorporados pela tradição rosacruz da AMORC.
Origem Histórica
Segundo Rebisse ( 2004) 7 , o rosacrucianismo histórico remonta ao século XVII, com o mito de Christian Rosenkreutz, fomentado por um círculo de intelectuais alemães (Círculo de Tübingen) para confrontar o fundamentalismo religioso da época. A estratégia utilizada para fomentar o debate foi a publicação anônima de três "Manifestos" que tornam pública a existência da fraternidade questionando o reducionismo próprio da época.
1614 - Lançado em Kassel, na Alemanha, o Manifesto Fama Fraternitatis.
1615 - Lançado em Kassel, na Alemanha, o Manifesto Confessio Fraternitatis.
1616 - Lançado em Estrasburgo, na Alemanha (anexada à França em 1681), o Manifesto Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreutz.
Origem Contemporânea
AMORC foi fundada por Harvey Spencer Lewis em 1915 após sua iniciação, em 1909, em Toulouse, na Ordre Rose-Croix, por Emille Dantine. Assim, a partir dessa iniciação, foi-lhe outorgado o direito para fundar uma Ordem Rosacruz nas Américas. As atividades tiveram início na cidade de Nova Iorque, tendo lojas em São Francisco e Tampa, no estado da Flórida. A sede da Suprema Grande loja foi deslocada em 1927 para San José, na Califórnia. A grande inovação no rosacrucianismo da AMORC foi o envio dos ensinamentos tradicionais por correspondência.
Harvey Spencer Lewis morreu em 1939, ocupando o cargo de imperator por 25 anos. Foi sucedido por seu filho, Ralph Maxwell Lewis, que ocupou a posição de 1939 a 1987, portanto por 48 anos, sendo responsável pela expansão mundial da Ordem. Seu sucessor foi Gary L. Stewart, ocupando a posição apenas por três anos. O atual Imperator é Christian Bernard, que foi eleito para o cargo de Imperator em 1990.
Atualmente a AMORC mantém uma rede mundial de Grandes Lojas distribuídas em regiões geográficas/idiomáticas e dirigidas por diretores denominados tradicionalmente como Grandes Mestres. Estas, por sua vez, mantém uma rede regional de Organismos Afiliados (Lojas, Capítulos e Pronaoi) classificados de acordo com o número de membros afiliados. Muitas Grandes Lojas mantém, também, universidades livres - Universidades Rose-Croix Internacional (URCI) para fins de colocar seus ensinamentos tradicionais em diálogo com a ciência, de forma a manter sempre atualizados seus conhecimentos.
A sede para os países de Língua Portuguesa é a Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa (também chamada de GLP), localizada no bairro de Bacacheri, em Curitiba - Paraná - Brasil8 .
Ensinamentos
Os ensinamento da AMORC são veiculados por meio de monografias, que são remetidas regularmente a seus membros via correio e/ou internet. Os assuntos abordados são: Matéria e Energia; A Natureza Ilusória de Tempo e Espaço; Consciência Humana e Consciência Cósmica; Técnica Rosacruz de Meditação; Desenvolvimento da Intuição; Aura Humana; Cura Metafísica; Sons Místicos; Telepatia; Telecinesia; Vibroturgia; Radiestesia; Alquimia Espiritual; O Poder Criativo da Visualização; Projeção Psíquica; Despertando a Consciência Psíquica; Reencarnação e Carma; Intuição, Inspiração e Iluminação; Influência Física, Psíquica e Espiritual do Subconsciente; Encarnação da Alma; Transição da Alma; Cura Pessoal e Cura à Distância; O Corpo Psíquico e os Centros Psíquicos; Percepção Psíquica e Consciência Psíquica; Projeção Psíquica; Natureza e Simbolismo dos Sonhos; Auras Físicas, Psíquicas e Espirituais; Poder Místico dos Sons Vocálicos e Mantras; Alma Universal e Alma Humana; Reencarnação da Alma; Regeneração Mística; Harmonização com a Consciência Cósmica entre outros.
As monografias são cedidas por empréstimo aos membros e deverão ser devolvidas à AMORC quando se encerrar o período de afiliação, seja pela transição (falecimento do membro) ou pela desistência.

-  ▲▼▲ –